TE CUIDA,IRMÃO

Imagem inline 1

sábado, 26 de janeiro de 2013

                               

           ATENÇÃO TODOS OS PARTICIPANTES

                      VEM,A BAHIA TE ESPERA!


Se vocês leram com atenção o convite para participar da Seleta,viram que instituímos um sorteio para todos os participantes que moram fora de Salvador  e nos outros Estados brasileiros.O sorteado virá a Salvador ,por dois dias,com tudo pago :hotel,alimentação e traslado Aeroporto/Hotel /Hotel /Aeroporto  para participar do  Lançamento do livro,com um coquitel e tudo que temos direito.O convite é apenas para o participante.

Para concorrer,vocês precisam estar com todos os dados enviados +comprovante de depósito bancário até o dia 31/1/13.
Ainda dá tempo para novos participantes,deste que será um dos mais belos livros do gênero.
Apressem-se,pois.Do Oiapoque ao Chuí todos participarão do sorteio.




NA NOSSA 1ª SELETA,"TRAÇOS & COMPASSOS" ,O GRANDE ESCRITOR PERNAMBUCANO,LUCIANO MARINHO,PARTICIPOU DE UMA MANEIRA BRILHANTE,COMO,ALIÁS,TODOS OS OUTROS,QUE DEIXARAM SUA MARCA NUM LIVRO QUE,HOJE,ESTÁ EM BIBLIOTECAS INTERNACIONAIS E BIBLIOTECAS PÚBLICAS BRASILEIRAS.

ONTEM,RECEBI DE PRESENTE DELE,COM A SUA PROVERBIAL GENTILEZA,DOIS LIVROS ,SENDO UM DELES ,DE HAIKAIS.
ESCOLHI UM HAIKAI, " A VAIDADE",QUE ESTÁ DENTRO DO NOSSO TEMA.


CONFIRAM E ADMIREM:

                                           Luciano Marinho

                                VAIDADE

UM BRILHANTE,NA MÃO ESGUIA.
ENQUANTO A ALMA SE CONTRAI
                      VAZIA.
NÃO É MARAVILHOSO ,DIZER TANTO EM TÃO POUCOS VERSOS?



               UM BOM FIM DE SEMANA PARA TODOS!

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

A INVEJA,UM PECADO MUITO FEIO!


      

 A  INVEJA

“A INVEJA MATOU CAIM,
NA PORTA DO BOTEQUIM.”
Quando criança,quem nunca cantou esses versinhos,acompanhando o ritmo com palmas?  Acho que todos nós. Porque a inveja incomoda , está entre nós e , além de causar desconforto ao invejado , destrói o invejoso..Mas , o que é esse sentimento? O que o causa?
Acho que nasce , principalmente da comparação; fulano , que é medíocre chegou lá , enquanto eu estou aqui , na merda.Assim pensa o invejoso.
O sentimento da inveja produz filhotes: a ganância e o ciúme.A incômoda sensação de injustiça persegue o invejoso; acha que o mundo conspira contra ele , que não é reconhecido , quando , na verdade , deveria se esforçar mais , dedicar-se mais para alcançar o topo ,em vez de ficar se maldizendo , perdido no inferno de Leviatã , o demônio da inveja.”Não me inveje , trabalhe” diz a sabedoria popular.
Quem chega “lá”, chegou depois de muitas horas dedicadas ao seu objetivo , depois de muito suor derramado e noites insones.Passando privações , ás vezes.Sucesso só vem antes de trabalho,no dicionário. Inspiração requer muita transpiração.
A inveja tem mil faces e , uma delas,é a ganância.O invejoso não está satisfeito com o que tem e , quer mais , sempre mais , sempre se vê menos aquinhoado  que o outro.Novamente o dito popular”A  galinha do vizinho é sempre mais gorda que a minha.”
A mais danosa face da inveja é a da maledicência; Fulana deu pro chefe , pra conquistar aquele cargo; sicrana enganou sicrano prá casar com ele; amor       ,nada,quer o dinheiro dele;e,por aí   ,vai.
Reconhecer que as pessoas venceram por mérito é decretar a própria mediocridade    ,e ,isso desestabilizaria o invejoso.Para que ele  se  encontre tem que destruir; tem que arrumar um jeito de provar para si mesmo que é bom , só não teve sorte.Precisa juntar os cacos para sobreviver.
A outra face da inveja é a crítica. O invejoso sempre descobre o lado B , de alguma coisa; seu texto é bom, mas, está mal digitado.Como você teve coragem de publicar isso?Ah,você está muito velho para se exibir assim...Seu vestido é lindo, mas,a cor não lhe assenta.! Nunca teria um carro caro assim, chama ladrão...Nossa, viajar para a Europa, com esse terrorismo!? Uma casa grande assim dá trabalho pra cuidar.Seu filho ficou entre os primeiros no vestibular, mas, com tanto dinheiro que você gastou...Pudera!
Quem nunca ouviu uma frase assim? Me diga?  E  a atmosfera fica pesada, você sente a energia escurecer, aquele arrepio, aquele mal estar.Aqui na Bahia a gente chama “olho gordo”.Tem que andar com uma folhinha de arruda,dentro do soutien, se for mulher,ou no bolso da camisa, se for homem; um patuá também ajuda.E repetir três vezes: Pé de pato mangalô, três veis”,como dizem os pretos velhos.
Pois,tolo é quem cuida que o inimigo se descuida.

*Texto desta autora escrito em 2009

domingo, 13 de janeiro de 2013

OVÍDIO POLI JR CRIADOR DA OFF- FLIP PREFACIARÁ A SELETA "OS 7 PECADOS CAPITAIS"


]
OVÍDIO POLI JR


Ovídio Poli Junior é graduado em Filosofia (USP), mestre em Educação (USP) e doutor em Literatura Brasileira (USP). Foi um dos finalistas do Prêmio Guimarães Rosa/RFI (Paris - 1997) e vem recebendo destaque em importantes concursos e prêmios literários brasileiros: Paranavaí (2002), Paulo Leminski (2002/2005), Luiz Vilela (2005), FLIPORTO (2005), Unicamp 40 anos (2006) e Newton Sampaio (2006). Nascido em Campinas (SP), residiu na capital paulista e em 2005 passou a morar em Paraty (RJ). Organiza a programação literária da OFF FLIP (evento paralelo à Festa Literária Internacional de Paraty) e ministra oficinas de criação literária. Idealizou o Prêmio OFF FLIP de Literatura e é editor do Selo OFF FLIP. Tem ensaios, resenhas e contos publicados em sites e revistas literárias. Publicou a narrativa satírica O caso do cavalo probo (edição do autor) e o livro de contos Sobre homens & bestas (Annablume).




FLIMAR/2012: MESA COM CARLA NOBRE

FLIMAR/2012.SEMPRE HÁ TEMPO PARA CURTIR A
 PRAIA DO FRANCÊS.


PARATY,ESTÁ NOS NOSSOS PLANOS ,EM JULHO/13
 LANÇAR A SELETA DURANTE A OFF-FLIP


RESTAURANTE GINA,PARATY,2009.LANÇAMENTO DO 
LIVRO "A BAHIA DE OUTRORA"

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

A ORIGEM DOS 7 PECADOS





A palavra pecado  (hhatá,em hebraico ,hamartáno ,em grego,significa errar; em Latim,virou peccátu),significa qualquer desobediência á vontade de Deus,embora o Todo Poderoso,que eu saiba,veio a  tocar neste assunto com ninguém e quem disser que ouviu alguma coisa deve estar,certamente, apossado do pecado do orgulho.

Hoje,eles são classificados mais como vícios, pois,a palavra pecado está em desuso,mesmo porque não existe pecado ao Sul do Equador,onde nós estamos,geograficamente,graças a Deus.
Eles são velhos como o mundo,sempre existiram em religiões  cujas origens se perdem no tempo,mas, o catolicismo,que nasceu para explorar a culpa,listou esses sete pecados para tornar o ser humano mais submisso, controlar os instintos básicos do ser humano ,sem se importar que isso trouxesse depressão ou até levasse alguém á loucura,como realmente aconteceu muitas vezes,até entre os santos da Santa Madre.   Vivemos em eterna “mea culpa” ,ou como dizia aquela música tudo que é bom é proibido ou engorda.
O que os gregos tratavam como problema de saúde – as depressões ,as alucinações ,o maelstrom,o estresse, a Igreja transformou em vícios cabeludos ,passíveis de confissão e penitência,pois,assim,saberia de todos os pensamentos,palavras e obras de seus seguidores.
Mas,como havia muito pecador e poucos padres para ouvi-lo e perdoá-lo ,a Igreja criou os pecados veniais,os levinhos, aqueles que não dão inferno e os capitais (de caput,cabeça),merecedores de condenação eterna.
Assim,a  gula,a avareza,a luxúria,a ira,a inveja,a preguiça e a soberba(orgulho ou vaidade) seriam severamente punidos.
Gula

Preguiça

Luxúria
Avareza

Ira
Inveja
Orgulho

Em 1589,Peter Binsfeld comparou cada pecado a seu demônio correspondente; assim Asmodeus,seria o demônio da luxúria,Belzebu,o da gula,Mammon,o da avareza,ganância,Belfeghor,    o da preguiça.Azazel,o da ira,Leviatã,o da inveja e Lúcifer,o belo anjo decaído,o do orgulho.
Pois é,esses sujeitinhos aparecem milenarmente entre nós ,apesar de todas as posições contrárias dos religiosos em geral e dos fanáticos,em particular.
Ainda haveremos, neste blog  de ,falar muito de pecados,assim ,quando cometermos algum,pelo menos seremos PHD no assunto e seremos pecadores acadêmicos,gente muito importante,não sabe o senhor e devotos de Lúcifer.
Vão pecando aqui lhes dou indulgências plenárias e este espaço estará sempre aberto para vocês.


quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

OS 7 PECADOS CAPITAIS


       



                     “OS 7 PECADOS CAPITAIS”

Este é o fascinante tema que a Editora Pimenta Malagueta escolheu para sua nova Seleta Literária.
Os pecados,sejam veniais ou capitais,sempre mexeram com o inconsciente das pessoas,mesmo daquelas que não creem em nada ,até as seguidoras intransigentes dos cânones religiosos.
Certamente,cometemos um ou vários deles todos os dias.Alguns,como a Inveja,nem percebemos que temos.Alguém ,em sã consciência,se confessaria um invejoso?   Outros,confessamos com um leve “,mea culpa”,mas,sem que isso nos tire o sono.A vaidade,por exemplo,afeta principalmente mulheres e escritores.Já se fala muito do tamanho do ego de um escritor.Mas,será a vaidade um pecado?Pode ser, porém, não é um pecado cabeludo,daqueles que dão inferno.
O orgulho, também chamado de soberba,é um pecado muito mal visto.Todos desdenham o orgulhoso e torcem pelo seu fracasso.-“Tenho visto muito coqueiro alto cair...” dizem os inconformados.
Mas,tem quem veja o orgulho com bons olhos.Ter orgulho do seu país,do seu clube de futebol,da sua honestidade.Bem,esse é o  orgulho benéfico,aquele que não pisa em ninguém.Será? Não sei,motivo para um longo estudo.
 A gula é um dos mais corriqueiros, inclusive,apanágio dos padres e frades,todos  considerados,glutões.
De uma casa farta,diz-se :-Come-se,ali,como num convento.Na falta de outros prazeres,como a luxúria,por exemplo,o pecado da carne,compreende-se.
A luxúria é um dos mais votados. Êta pecado danado de gostoso!Resistir,quem há -  de?
Agora,mal visto,mesmo é a avareza,apego demasiado aos bens materiais.A Literatura está cheia de personagens assim,o Shylock, de Shakespeare,o Scrooge,de Dickens,o avarento,de Moliére,enfim,personagens que caem no gosto do público,embora execrados por ele.
A ira,é um pecado mais corriqueiro e nem tem cara de pecado.Quem algum dia já não se indignou com alguma coisa  e esbravejou contra ela?Até Cristo,com os vendilhões do templo!
Por fim,temos a preguiça,um pecado odiado pelos empreendedores que adoram passar o dia trabalhando ou fazendo alguém trabalhar.
Como vêm,estes pecados dão o que falar e,por isto,nós os escolhemos para ser contados e lidos nesta nossa Antologia.
Não seja avaro,nem tenha preguiça de participar.Encha-se de orgulho ao ver seu nome num livro de classe.Isto estimula a vaidade,mas,nada que um bom exame de consciência não cure.Claro que a ira tomará conta dos não convidados ao verem a repercussão da obra.Mas,você não é responsável por isso. A inveja é deles.Dê vazão á sua gula ao saborear seu sucesso.
O livro está aberto,também,á participação de autores de outros países.E,aos blogueiros,pois,eu os considero os jornalistas do futuro.
Vamos pecar juntos?